Saque Antecipado FGTS: Como fazer a antecipação do FGTS

Aprenda como fazer o saque antecipado do FGTS e sacar o saldo de sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Confira os requisitos e o processo para fazer a antecipação do saldo do FGTS.

O saque antecipado FGTS funciona de forma semelhante a um empréstimo, onde as pessoas que têm direito ao fundo podem antecipar até várias parcelas do seu saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Essa alternativa recebeu maior destaque no início da pandemia de COVID-19, momento onde a vida financeira de muitos brasileiros foi afetada pela grave crise econômica, e eles puderam contar com a antecipação para ter acesso a uma renda extra.

Para ter acesso a este serviço, é necessário que os interessados tenham optado pela modalidade do saque-aniversário. A seguir você entenderá melhor como funciona a antecipação e como fazer para antecipar o saque, então continue nos acompanhando.

É possível antecipar o saque do FGTS?

Atualmente, basicamente todas as pessoas que têm saldo disponível em suas contas inativas ou ativas do FGTS podem antecipar algumas parcelas, havendo diferentes instituições financeiras que disponibilizam este serviço.

Embora o saque antecipado FGTS seja algo possível desde o ano 2.000, muitas pessoas ainda não têm conhecimento sobre esta opção que foi mais comentada pela mídia nos últimos 3 anos.

Desde que foi oficialmente lançada, a opção de antecipação passou por diversas alterações e hoje depende diretamente da modalidade do saque-aniversário, sendo que o beneficiário deve optar por ela através dos meios disponíveis.

O que é o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do saldo do FGTS que possibilita aos trabalhadores sacar uma parte do valor disponível em suas contas uma vez por ano, mais especificamente no mês de seu aniversário.

Esta é uma modalidade totalmente opcional, então quem deseja contar com ela deve alterar a modalidade “Saque-rescisão” para “Saque-aniversário” após compreender como funcionam as suas opções.

O Saque-rescisão trata-se da modalidade convencional do saque do FGTS, onde o trabalhador tem direito ao valor integral do fundo caso seja demitido sem justa causa, porém esta opção não dá direito ao saque antecipado do FGTS.

Como optar pela modalidade Saque-aniversário do FGTS?

Atualmente, os trabalhadores que tenham interesse em contar com o saque-aniversário podem optar pelo serviço de diferentes formas, de modo que será possível fazer o saque antecipado do FGTS posteriormente. As opções são:

  • Acessar o site FGTS pertencente à Caixa.
  • Baixar o aplicativo do FGTS através da App Store ou Google Play.
  • Acessar o Internet Banking Caixa.

De uma forma geral, o procedimento é simples em todos os canais citados acima, e caso você tenha dúvidas ou dificuldade em optar pelo saque-aniversário, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Conforme já mencionado, o saque antecipado do FGTS funciona como um empréstimo, onde a quantidade de parcelas que podem ser adiantadas dependem diretamente da regulamentação de cada instituição financeira.

A princípio, a regra era que as antecipações fossem limitadas a três saques-aniversário, mas depois ficou decidido que este serviço teria maior flexibilidade e as condições da operação devem ser moldadas pelas instituições e seus clientes.

Quando uma pessoa antecipa o saque-aniversário, ela tem acesso imediato a um valor de que demoraria a chegar em suas mãos, onde as parcelas vão ser descontadas do saldo em conta do FGTS deste trabalhador.

Quais são os requisitos para fazer o saque-antecipado do FGTS?

Uma vez que o interessado opta pela modalidade de Saque-Aniversário, ainda é preciso que outras exigências sejam atendidas. São elas:

  • Ter idade acima de 18 anos ou ser considerado emancipado.
  • Ter saldo disponível em conta inativa ou ativa do FGTS, tendo o valores mínimos para a contratação.
  • Estar com o CPF regular na Receita Federal.
  • Autorizar que a instituição financeira onde vai contratar o serviço consulte as informações relacionadas ao seu FGTS.

O que é conta inativa e conta ativa do FGTS?

A conta inativa do FGTS corresponde a conta de empresas que você não trabalha mais, então não ocorrem novos depósitos. Já a conta ativa se refere a conta da empresa onde você está trabalhando atualmente, havendo depósitos mensais.

Também é importante lembrar que ao optar pelo saque-aniversário para fazer o saque antecipado do FGTS, não será mais possível ter acesso ao saque-rescisão mesmo que o trabalhador seja demitido sem justa causa.

Quem pode antecipar o saque do FGTS?

Todos os trabalhadores que tenham vinculação ao FGTS por meio de contratação que segue a CLT, tendo contas inativas ou ativas em seu nome, podem optar pelo saque-aniversário que começou a ser disponibilizado em 2019.

A partir disso, é possível que estas pessoas tenham acesso ao saque antecipado do FGTS caso atendam todos os critérios mencionados no tópico anterior, sendo que estas regras devem ser seguidas por todos que desejarem contar com o serviço.

Qual o valor mínimo de antecipação do FGTS?

O valor mínimo de antecipação do FGTS é estabelecido pelas próprias instituições financeiras. Por exemplo, na Caixa Econômica Federal, o valor mínimo é de R$ 500,00, sendo preciso observar também as taxas e limites do saldo.

Vantagens em contar com o saque antecipado do FGTS

Desde que foi disponibilizado, o saque antecipado do FGTS já pode ajudar milhares de brasileiros que passavam por dificuldades financeiras. Esta é considerada uma das melhores formas de obter crédito atualmente devido às seguintes vantagens:

  • O procedimento de contratação é rápido e simples de ser realizado, onde o trabalhador pode ter acesso imediato ao recurso sem que seja necessário aguardar a data do saque-aniversário.
  • Como o saldo presente no fundo funciona como garantia de pagamento, as taxas de juros são muito mais baixas.
  • Os clientes das instituições financeiras podem antecipar várias parcelas anuais do saque-aniversário de uma só vez.
  • Não há prestações mensais, então seu orçamento mensal não será comprometido com o pagamento das parcelas.
  • O pagamento desta dívida é feito com o valor correspondente ao seu saque-aniversário do FGTS, na data da parcela anual determinada para a modalidade.
  • Não é necessário avaliação de risco de crédito ou aval.

Caso tenha ficado interessado no saque antecipado do FGTS, busque por uma instituição financeira segura para fazer a contratação, sendo que estes locais também oferecem a simulação da antecipação para que você conheça as condições do serviço antes de contratá-lo oficialmente.

Carregando...