PIS 2023: Quem tem direito, onde consultar e como sacar

Quer saber se tem direito ao PIS? Nesse artigo, te contamos quais são os critérios, quando estará disponível e por onde sacar o valor.
Imagem destacada PIS 2023 pessoa contando notas de 100 reais

O Programa de Integração Social (PIS) é uma iniciativa do governo federal brasileiro que busca integrar os trabalhadores ao desenvolvimento das empresas e do país. Para o ano de 2023, o PIS continua a ser um direito dos trabalhadores brasileiros, mas é importante estar atento aos requisitos para ter direito a esse benefício.

Para ter direito ao PIS em 2023, é necessário cumprir alguns requisitos específicos. Caso você se enquadre nos requisitos para receber esse benefício, é importante saber onde consultar seu saldo e como sacar o valor oferecido.

Se você ainda tem dúvidas sobre como esse serviço funciona e não sabe se tem o direito de receber, esse artigo é para você. Separamos as principais informações sobre o PIS 2023 e iremos te contar quem pode receber, quando e por onde será possível sacar o dinheiro. Confira!

O que é o PIS 2023

O PIS é o Programa de Interação Social, ele permite que trabalhadores de instituições privadas tenham benefícios que são garantidos por lei. Essa iniciativa está ligada ao desenvolvimento das empresas, visando alcançar a integração de seus funcionários.

O valor oferecido pelo PIS varia de acordo com o salário do funcionário e da empresa onde o mesmo atua. O pagamento desse benefício em 2023 já começou a ser realizado e acontece por meio da Caixa Econômica Federal.

Calendário do PIS 2023

Para saber quando será beneficiado com o pagamento do PIS, é preciso estar atento às datas divulgadas pela Caixa Econômica Federal. Veja abaixo o calendário oficial do PIS 2023:

Nascidos emRecebem à partir de
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de fevereiro
Março15 de março
Abril15 de março
Maio17 de abril
Junho17 de abril
Julho15 de maio
Agosto15 de maio
Setembro16 de junho
Outubro16 de junho
Novembro17 de julho
Dezembro17 de julho

Como consultar o PIS 2023

É muito simples consultar o PIS 2023, e existem algumas opções disponíveis através das quais é possível fazer isso.

Veja abaixo quais são os canais por meio dos quais você pode realizar a consulta:

  • Pela Carteira de Trabalho Digital: Você pode fazer o download do aplicativo desse serviço para dispositivos Android ou iOS.
  • Pelo site: Através do servicos.mte.gov.br.
  • Pelo telefone: basta ligar para o número 158.

Quem pode receber o PIS 2023

Apesar de ser um benefício que favorece diversos brasileiros, não são todos os trabalhadores que têm direito ao PIS 2023.

Veja abaixo quais são os critérios para estar apto a receber o valor:

  • Ter atuado em empresas que contribuem para o PIS (Programa de Integração Social) ou para o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
  • Ser cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há, no mínimo, 5 anos, datando do primeiro emprego.
  • Ter recebido remuneração de até 2 salários-mínimos por mês durante o período trabalhado.
  • Ter trabalho por, no mínimo, 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base de apuração de forma remunerada.
  • Contar com dados válidos e atualizados apresentados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial do ano-base de apuração.

Por onde receber o PIS 2023

Como o pagamento é feito por meio da Caixa Econômica Federal, o cidadão receberá o benefício através de uma de suas plataformas.

Veja abaixo por onde é possível receber o PIS 2023:

  • Por uma agência Caixa.
  • Por caixas eletrônicos, casas lotéricas ou unidades do Caixa Aqui pelo Cartão Social.
  • Pela Conta Digital ou conta corrente Caixa.
  • Pela conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem.

Vale ressaltar que a data limite para sacar o valor é 28 de dezembro de 2023. Fique atento ao prazo, pois após esse dia não será mais possível acessar o benefício.

Dúvidas frequentes

O que é o PIS 2023

PIS é o Programa de Interação Social, que permite que trabalhadores de instituições privadas tenham acesso aos benefícios que são garantidos por lei. Essa iniciativa está ligada ao desenvolvimento das empresas, visando alcançar a integração de seus funcionários.

Quem pode receber o PIS 2023?

Os critérios para receber o PIS 2023 são: trabalhar em empresas que contribuem para o PIS ou para o PASEP, ser cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há, no mínimo, 5 anos, ter recebido remuneração de até 2 salários-mínimos por mês, ter trabalho por 30 dias no ano-base de apuração de forma remunerada, ter dados válidos e atualizados apresentados pelo empregador na RAIS ou no eSocial do ano-base de apuração.

Quando receber o PIS 2023?

A data estipulada para o recebimento do PIS 2023 varia de acordo com o mês de aniversário do cidadão, podendo ser entre fevereiro e julho.

Por onde é possível receber o PIS 2023?

É possível receber o PIS 2023 a través de uma agência Caixa, de caixas eletrônicos, casas lotéricas ou unidades do Caixa Aqui, pela Conta Digital ou conta corrente Caixa e ainda pela conta poupança social digital pelo Caixa Tem.

Reportar erro

Assuntos relacionados

PIS

Comentários