Brasil Sorridente: Como funciona e como se inscrever

Descubra tudo sobre o Programa Brasil Sorridente. Confira quais são os municípios atendidos pelo Brasil Sorridente, como contar com o serviço e outras informações importantes sobre o programa.
Brasil Sorridente, dentista gratuito pelo SUS

O Brasil Sorridente é uma estratégia adotada pelo Governo Federal com a finalidade de ampliar e facilitar o acesso ao tratamento odontológico por parte de cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa foi implementada já há algum tempo e em 2022 ela recebeu novos investimentos, que chegaram a R$1,6 bilhão. Com isso, foi possível aumentar a oferta de serviços através do programa, o que é muito benéfico para toda a população.

Neste artigo você poderá encontrar diversas informações a respeito do programa além de descobrir com detalhes como contar com o serviço, então não perca tempo e continue acompanhando o nosso conteúdo até o final.

O que é o Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente é um programa desenvolvido pelo Governo Federal cujo objetivo é prestar serviços através da Atenção Primária, onde milhares de cidadãos brasileiros já puderam contar com tratamento odontológico de qualidade.

As equipes que ficam localizadas nas Unidades de Saúde da Família possuem dentistas, técnicos e auxiliares com grandes conhecimentos em saúde bucal. Estes prestam atendimento principalmente em locais de maior dificuldade de acesso.

O programa também engloba a Atenção Especializada, que envolve a inserção de próteses e cirurgias. Esse tipo de atendimento ocorre através de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que ficam situados em diferentes locais.

Quem pode contar com o programa

O Brasil Sorridente é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que qualquer pessoa pode ter acesso aos atendimentos especializados oferecidos com base na iniciativa.

Não existem pré-requisitos financeiros, então você pode usufruir deste benefício independente da condição financeira. Isso acaba sendo um fator muito positivo, uma vez que milhares de pessoas deixam de cuidar da saúde bucal devido aos valores do tratamento.

Atualmente, o acesso à saúde bucal através do SUS é muito elogiado por aqueles que contam com o serviço e ainda hoje, existe um número exorbitante de cidadãos brasileiros que ainda não sabem que o programa existe.

Quais são os municípios atendidos pelo programa?

Embora o Brasil Sorridente tenha mais de 15 anos de história, ele não abrange todos os municípios brasileiros, então é importante conferir se a sua cidade atualmente possui atendimento através do programa. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Entre no site oficial do programa.
  • Clique na opção “Cidades Atendidas”, que estará localizada no menu do lado esquerdo da página.
  • O mapa do Brasil será exibido e você deve clicar sobre o seu estado.
  • Logo em seguida, a lista completa de cidades atendidas no seu estado será exibida, bastando conferir se o seu município foi citado.

Caso a sua cidade não seja atendida pelo programa, é possível buscar atendimento em regiões vizinhas que já contem com dentistas especializados para prestar o atendimento gratuito.

Sobre a inscrição

Todos os cidadãos brasileiros têm direito a contar com os serviços do SUS, pois através dos impostos, todos nós contribuímos para que ele funcione. Deste modo, não é necessário se inscrever para receber atendimento em relação à saúde bucal.

O Brasil Sorridente existe desde 2004 e ao longo dos anos já conseguiu beneficiar mais de 80 milhões de brasileiros. O sucesso do programa se deve a gratuidade dos serviços prestados através do Sistema Único de Saúde.

O SUS é um grande modelo no quesito de saúde pública, onde ele é capaz de promover a oferta de serviços de saúde diversos de forma igualitária e universal, ou seja, não há qualquer tipo de distinção entre os seus usuários.

Como ter acesso aos atendimentos

Atualmente, a principal porta de entrada para ter acesso aos atendimentos prestados através do Brasil Sorridente são as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde que estão distribuídas pelo país.

Neste sentido, será preciso comparecer até uma destas unidades para fazer o agendamento de uma consulta com o dentista. Não esqueça de levar documentos como RG e cartão do SUS atualizado.

A população também pode buscar informações relacionadas aos pontos de atendimento disponíveis em seu município diretamente em uma Secretaria de Saúde ou ainda se dirigir até a UBS/USF mais próxima.

Aplicativo Conecte SUS

O conecte SUS é considerado a plataforma móvel oficial desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Através dele você pode encontrar facilmente as unidades que prestam os serviços odontológicos com base no Brasil Sorridente.

Para usar o aplicativo, é necessário que o cidadão faça um cadastro que leva alguns minutos e depois realize o login. Ao acessar o interior do app, basta selecionar a opção “Rede de Saúde”.

No menu aberto, serão exibidos diversos serviços disponibilizados pelo SUS, incluindo “Saúde Bucal”. Clique sobre esta opção para que as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de você sejam exibidas na tela.

Tratamentos odontológicos oferecidos

Assim que você conseguir encontrar uma unidade que preste atendimento do Brasil Sorridente e ir até lá para agendar uma consulta, o dentista responsável vai avaliar e determinar as condições da sua saúde bucal.

Caso seja necessário, este profissional vai indicar os tratamentos ideais para a resolução do problema, independentemente se for simples ou complexo, pois o programa oferece amparo para todos os casos.

Dentre os tratamentos odontológicos disponíveis, podemos destacar tratamento de canal, ortodontia, implantes, diagnóstico de câncer de boca, remoção de cáries e consultas em geral, além de várias outras opções.

Outras ações que também envolvem o Brasil Sorridente

Como você pode conferir até aqui, este é um programa do governo que possui grande importância para a população como um todo, mas é necessário que a abrangência da iniciativa se expanda para um número maior de municípios.

O programa também acontece através de outras ações e programas promovidos pelo Ministério da Saúde, como por exemplo:

  • Brasil Sorridente Indígena
  • Plano Nacional para Pessoas com Deficiência
  • Programa Melhor em Casa
  • Programa Saúde na Escola
  • Águas de Abastecimento Público
  • Entre outras.

Além de tudo isso, o programa ainda coopera com diversas ações que visam a qualificação científica e profissional de pessoas que atuam nas áreas da saúde e higiene bucal, de modo que elas possam atuar em prol da educação em saúde da população.

Reportar erro

Comentários